Agropecuária Evento realizado

Ovinos e caprinos em concurso nacional

Mais de 250 animais, de 44 criadores, participaram nos Concursos Nacionais de Ovinos e Caprinos, que decorreu recentemente nos Terrados do Mercado Municipal de Bragança.

A iniciativa, que abrange o XXIII Concurso Nacional da Churra Galega Bragançana Branca, o III Concurso Nacional da Churra Galega Bragançana Preta e o III Concurso Nacional da Cabra Preta de Montesinho, incluiu as palestras “Classificação morfológica linear”, a cargo de Jorge Azevedo, Professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e “Compromisso das medidas agroambientais”, por Alexandra Fernandes, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, que reuniram mais 50 criadores, na Sala de Formação do Município de Bragança.

Ao organizar este evento (em parceria com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana e a Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana), o Município de Bragança visa promover os territórios rurais, dinamizando as atividades agrícolas e pecuárias, bem como incentivar o envolvimento dos jovens neste setor.

Segundo dados de 2017, estavam registados 1.167 animais raça Cabra Preta de Montesinho, de 24 criadores, sendo uma média de 49 animais por criador.

Já da Raça Ovina Churra Bragançana, existiam, em 2017, 12.279 animais, de 109 criadores, representando uma média de 112 animais por criador.