Agroalimentar Agropecuária

Um milhão de euros para promover o consumo de carne de coelho

Foi apresentada no dia 28 de junho a primeira campanha europeia de promoção ao consumo da Carne de Coelho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

O principal desafio lançado nesta campanha é promover o consumo de carne de coelho de origem europeia, recorrendo à ativação de memórias dos consumidores e à passagem de testemunhos intergeracionais, destacando o valor nutricional e a flexibilidade de adaptação desta carne branca aos tempos modernos.

A iniciativa, promovida pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e pela INTERCUN – Organizacion Interprofisional Cunicola, decorre em Portugal e Espanha nos próximos três anos e destina-se a combater a quebra do consumo desta carne, que  tem vindo a registar-se na última década.

“Este é um dia histórico para um grupo de entusiastas e profissionais que, durante quatro anos, lutou para que este projeto se tornasse realidade. Conseguimos que, entre todos, fosse possível complementar o financiamento europeu para levar esta iniciativa a bom porto”, frisou Firmino Sousa, presidente da ASPOC, no momento de abertura da iniciativa.

A campanha de carne de coelho conta com um investimento de quatro milhões e oitocentos mil euros, dos quais cerca de um milhão serão aplicados em Portugal e os restantes três milhões em Espanha. O financiamento será parcialmente assegurado pelos produtores, por empresas ligadas ao setor e, maioritariamente, pela União Europeia.