Evento realizado Olival & Azeite

Controlo sustentável da oliveira mediante a aplicação de caulino

O caulino é um produto hidrofílico e quimicamente inerte que, após sua aplicação, forma uma película protetora sobre plantas que controlam ou repelem insetos por irritação ou repelência.

Faz parte das ferramentas estudadas no projeto para o controlo da mosca da azeitona, liderado pela a Cooperativa Agrícola do Campo de Santa Bárbara (Espanha) e que é coordenado pela Federação de Cooperativas Agrícolas da Catalunha, tendo como membros beneficiários a Agrícola Sant Isidre de la Fatarrella, Empordàlia SCCL, Union Corporación Alimentaria e Frutos Secos Las Garrigas. A investigação está centrada no IRTA.

O seu objetivo do projeto é implementar estratégias para combater a mosca da azeitona através de métodos de controlo alternativos aos tratamentos aéreos, o que permitirá obter azeite de elevada qualidade, minimizando o impacto ambiental e aumentando a competitividade do setor da azeitona catalã.

Assim, no dia 12 de julho, realiza-se em Vilajuigo (Girona – Espanha) a jornada técnica “Controlo sustentável da oliveira mediante a aplicação de caulino”, precisamente para debater este tema.