Agroalimentar Desenvolvimento Local Evento realizado

Soajo promove Artes e Ofícios Tradicionais

Soajo promove a Feira de Artes e ofícios Tradicionais a partir da próxima sexta-feira, dia 13 de julho, e até domingo. A vila de Soajo, característica nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica, é provavelmente um dos destinos concelhios mais divulgados e conhecidos e é famoso pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica que este ano irão servir de pano de fundo do certame.

Tal como em anos anteriores, conta com a organização da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da ARDAL – Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima, da Junta de Freguesia de Soajo e Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, com o apoio da Casa do Povo de Soajo, Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo, do Centro Social e Paroquial de Soajo, do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas – Soajo e do Rancho Folclórico Camponesas de Soajo.

Com este evento pretende-se promover, os produtos, as artes e ofícios tradicionais, o folclore, os usos e costumes tradicionais, as raças autóctones, a animação turística e as manifestações espontâneas da cultura popular.

O certame é composto por uma exposição de produtos locais e artesanato, uma exposição de animais de raças autóctones e representações das empresas de animação turística locais, associado a um vasto programa de animação. Na componente exposição de produtos e artesanato, dá-se destaque ao espaço ocupado pelas tasquinhas que terão à disposição dos visitantes um sem número de petiscos e iguarias de sabores excecionais, bem como aos pratos servidos pelos restaurantes aderentes no âmbito das jornadas gastronómicas, acompanhados pelo vinho verde da região.

Na exposição de animais irão estar presentes as várias raças que compõem a oferta local, das quais se destacam a Cachena e a Garrana, no que refere a exemplares de bovinos e equinos. As empresas de animação turística irão disponibilizar ao visitante várias atividades durante o período da feira, nomeadamente, passeios equestres, jeep tours, passeios pedestres, subida de rio e eco bike tour.