Rega

Alqueva: Portal do Regante com novas funcionalidades

De acordo com o comunicado da EDIA, “já se encontra em funcionamento a nova versão do Portal do Regante (versão 2.0.), resultante de uma parceria da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) com o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), e que inclui novas e decisivas funcionalidades para a competitividade das explorações agrícolas da área de influência de Alqueva”.

Incluem-se nos novos serviços prestados os avisos de rega, novos dados de agrometeorologia, uma ferramenta de agricultura de precisão e uma secção onde se disponibiliza informação ao regante sobre a medida agroambiental do uso eficiente da água.

Nesta plataforma, os regantes têm à sua disposição um conjunto de informações relevantes da sua exploração agrícola de regadio e da sua interligação com a EDIA. Estes sistemas de apoio à decisão têm em vista a prestação de um serviço de elevado valor acrescentado e que permita a realização de uma agricultura de regadio sustentável dos pontos de vista técnico, económico e ambiental.

O COTR, uma entidade sem fins lucrativos e participada pela EDIA, entre outros organismos públicos, empresas e principais associações e federações de agricultores, apresenta-se como o Centro Aglomerador e Promotor das melhores práticas associadas à agricultura de regadio, é uma entidade vocacionada, entre outros pontos, para prestar apoio aos agricultores de regadio em áreas, como a agrometeorologia e aconselhamento da rega, que se encontram já disponibilizadas no Portal do Regante.

Refere igualmente o documento que a EDIA e o COTR pretendem “unir os esforços numa parceria de relevo para a região e para o seu regadio, disponibilizando um instrumento de gestão conjunta, que se acredita, se tornará num ativo pioneiro para os agricultores, e que revela a posicionamento construtivo e dinâmico destas duas Entidades em prol da agricultura de regadio da região”.