Desenvolvimento Local Evento

Biodiversidade, Agroecologia e Alimentação vão a debate em Mértola

Numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Alcoutim, a Câmara Municipal de Mértola promove, nos dias 25 e 26 de setembro, as Jornadas do Mundo Rural, que terão lugar no Cineteatro Marques Duque, em Mértola.

Esta organização conjunta decorre de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois Municípios enfrentam não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios.

Nesse sentido ambos os municípios têm encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementarmente em várias áreas.

Em cima da mesa estará a temática: “Biodiversidade, Agroecologia e Alimentação”, focalizando-se as estratégias de desenvolvimento nestes territórios em torno da salvaguarda e valorização dos seus recursos naturais, em particular, a sua biodiversidade entendida como um ativo territorial e fator de competitividade. Neste pressuposto, equaciona-se como determinante a promoção de práticas “agroecológicas”, bem como a implementação progressiva de contextos agroalimentares locais mais sustentáveis.

O programa inclui a participação de vários especialistas nos temas em discussão, a divulgação de exemplos de boas práticas já em curso, assim como a apresentação de projetos práticos para o território.

No dia 26 será apresentado o documentário Guadiana Selvagem, realizado por Daniel Pinheiro, no âmbito do projeto Geração Bio que a Câmara municipal de Mértola promoveu ao abrigo do POSEUR. Para esse mesmo dia está prevista uma visita técnica à herdade dos lagos, reconhecida pela aplicação de boas práticas em matéria da gestão de recursos naturais e de multifuncionalidade em espaço rural.