Agroalimentar Evento realizado Hortofruticultura

Programa “5 ao Dia” lança nova campanha

O Programa “5 ao Dia”, que dá cumprimento a políticas de responsabilidade social do Grupo SIMAB, alcançou na sua última edição (ano letivo passado) cerca de 11 mil crianças de todo o país, o que significa um aumento de 26 por cento relativamente à anterior.

De acordo com dados recolhidos pela Associação 5 ao Dia, divulgados agora à comunicação social, o programa – que pretende sensibilizar para o consumo diário de cinco porções de fruta ou legumes como base de uma alimentação equilibrada e saudável – alcançou cerca de 6 mil crianças nas deslocações que promoveu aos quatro mercados abastecedores sob gestão da SIMAB e ao MAC/Coimbra.

Neste contexto, destaca-se particularmente o MARL (Lisboa), que recebeu 2 775 crianças vindas da comunidade escolar aderente ao programa, seguido do MARB (Braga), com 1 883; e do MARF (Faro), com 1 106. Seguem-se o MAC (Coimbra), com 225 crianças envolvidas, e o MARÉ, com 186.

A par das visitas programadas aos espaços da Associação 5 ao Dia em cada um dos mercados, o programa desenvolve-se também em iniciativas pontuais, junto de outras entidades, tendo alcançado em 2017 cerca de 4 770 crianças.

A Associação 5 ao Dia – que integra a Alianza Internacional de Associaciones Y Movimentos “5 al Día” (AIAM5), que reúne representantes de mais de 30 países de todo o mundo – reinicia nova campanha a 16 de outubro, precisamente no Dia Mundial da Alimentação.

No contexto da AIAM5, a Associação 5 ao Dia participa no seu encontro anual — Congresso Internacional de Frutas e Verduras –, evento em que especialistas reconhecidos abordam temas relacionados com o consumo de hortofrutícolas e com tendências globais de consumo, que este ano se realiza, a 9 e 10 de outubro, no México.