Evento realizado

Workshop para observação e interpretação de perfis de solo

Tendo em conta a importância do solo para a competitividade e sustentabilidade da agricultura portuguesa, a Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) vai promover no próximo dia 27 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo – InovMilho um Workshop subordinado ao tema “Observação e interpretação de perfis de solo no âmbito da Gestão Sustentável dos Solos”.

Este evento visa demonstrar e divulgar a todas as partes interessadas a utilidade da observação detalhada das camadas e horizontes do solo, como instrumento para implementar a sua gestão sustentável.

Consideram-se várias metodologias e técnicas de observação e caracterização visual dos solos, bem como as respeitantes às amostragens comuns.

O programa tem início às 9.30 com a abertura e enquadramento das atividades a desenvolver. Entre as 10.00-12.00 h  acontece a caracterização de perfis de solos da EEAT, expressamente abertos para o efeito; Observação de perfis de solo obtidos por sondagem; Técnicas de amostragem de solos e ainda amostragem para o sequestro de carbono. Termina com um debate e apresentação de conclusões.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.