Investigação Vinha & Vinho

Projeto DOUROZONE: o efeito do ozono nas vinhas do Douro

O objetivo do projeto DOUROZONE é avaliar o risco de exposição ao ozono das vinhas da Região Demarcada do Douro em clima presente e futuro, estimando concentrações e deposição de ozono no vale do Douro e avaliando os potenciais efeitos em termos de produtividade.

Para alcançar os objectivos delineados o Projeto propõe 4 tarefas:

  1. Avaliação do clima atual e futuro na Região Demarcada do Douro (RDD), tendo por base simulações climáticas de alta resolução para Portugal.
  2. Avaliação das concentrações e da deposição de ozono em clima atual e futuro na RDD, aplicando um modelo de transporte químico que utiliza os dados meteorológicos produzidos na tarefa anterior.
  3. Avaliação dos impactos presentes e futuros do ozono nas vinhas da RDD, avaliando os potenciais prejuízos em termos de produtividade através da aplicação de funções dose-resposta e da análise dos campos de deposição de ozono.
  4. Análise integrada e a disseminação, combinando os resultados produzidos nas tarefas anteriores e disseminando a informação pela comunidade científica, stakeholders e público em geral.