Empresas & Produtos Floresta

Cortiça vai ter Welcome Center

A APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, vai abrir ao público o Cork Welcome Center, espaço que tem como objetivo ser um centro de informação sobre a cortiça e que estará aberto para acolher os visitantes que procuram saber mais sobre a matéria prima.

Este local é uma montra do setor, dando a conhecer o sobreiro, a cortiça e suas propriedades, bem como evidencia as múltiplas aplicações da cortiça e a inovação setorial.

Este espaço servirá de apoio às empresas e vai ficar ao serviço da rede dos 270 associados da APCOR que, para além de estarem representados num mural associativo, podem utilizar o novo espaço para a realização de eventos com os seus clientes e colaboradores , concretizando-se assim um antigo objetivo setorial.

A abertura decorre no próximo dia 26 de setembro, pelas 11h15, na sede da APCOR, em Santa Maria de Lamas, e contará com presença de muitos associados, bem como do Ministro da Economia, Caldeira Cabral.

Um dos  espaços do Cork Welcome Center será denominado Sala Américo Amorim, homenageando-se assim o grande empresário e figura ilustre ligada ao setor da cortiça.

Com a inauguração do Cork Welcome Center, a APCOR vê assim concretizada uma nova etapa em prol da promoção do setor e da matéria prima que representa. Este novo espaço reforça, ainda, uma outra iniciativa e que desde 2016 traz ao sector os turistas nacionais e estrangeiros. Até à data, mais de 3000 turistas visitaram o setor, os processos de fabrico e os múltiplos e variados produtos de cortiça, sendo que o Cork Welcome Center vai potenciar estas visitas.

A APCOR relembra que o setor da cortiça está a viver um período muito positivo de expansão, uma vez que se prevê um aumento de exportações de +6,5% este ano, sendo que nos últimos nove anos as exportações médias anuais cresceram na ordem dos +4,5%.

As rolhas de cortiça continuam a ocupar um lugar de destaque com um peso que ultrapassa os 70% no total das exportações, seguido pelos materiais de construção com cerca de 25%.