Agroalimentar Evento realizado

Congresso Empresarial do Oeste debate futuro da agricultura da região

No próximo dia 03 de outubro realiza-se o Congresso Empresarial do Oeste, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, que tem como tema “O Oeste na estratégia 2030”. A inovação no setor agroalimentar e mar será o primeiro tema do Congresso, num ano marcado por perdas verdadeiramente inquietantes, com as produções de pera rocha, maçã e uva a serem as mais afetadas.

Dada a importância do setor agroalimentar na Região Oeste para o produto nacional e para a criação de emprego, o desafio passa por dar um novo impulso às parcerias entre os vários agentes empresariais, permitindo uma maior capacidade para inovar, ganhar quota de mercado e entrar em novos mercados com produtos endógenos de maior valor acrescentado.

Assim, sob a moderação de Domingos dos Santos, Presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha ANP, caberá a José Luís Santos Lima Oliveira da Silva (Presidente do Conselho de Administração da Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas, S.A.) e João Alves (Diretor Lusopêra e Grupo CPF) dar o seu testemunho sobre o setor agroalimentar na Região Oeste.

No que ao setor marítimo diz respeito, a Região Oeste conta com mais de 90 km de costa que se destaca pela sua diversidade e qualidade, com uma agenda náutica de atividades e eventos ao longo de todo o ano. Neste contexto, a força do Oeste é já reconhecida, com especial destaque para a pesca e os desportos náuticos, com o surf a ser o principal motor.

A OesteCIM tem sido uma das principais promotoras do património natural e cultural da Região Oeste, que fazem deste um dos destinos mais completos a nível nacional, destacando-se a náutica, o sol e praia, a natureza, a gastronomia e vinhos, o bem-estar e o touring cultural e paisagístico.

Neste contexto, o Congresso irá contar com a presença de Sérgio Leandro (Docente e Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria), Rui Azevedo (Secretário Geral da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar) e Luís Silvério (Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Luís Silvério e Filhos, S.A.) a quem caberá debater sobre o mar do Oeste na estratégia 2030.