Agroalimentar Inovação

Depois das Feijadinhas, o Gelado de Licor de Feijão Frade

É no âmbito da Feira do Feijão Frade, que se realiza este fim de semana na Lardosa, freguesia do concelho de Castelo Branco, que vai acontecer o lançamento nacional do sorvete de licor de feijão frade.

É um produto com receita exclusiva de Florinda Baptista, a mesma autora das “Feijadinhas”, um doce produzido com feijão frade da Lardosa, com receita e marcas registadas.

Segundo Florinda Baptista, o sorvete de feijão frade é “um doce inovador que procura utilizar produtos da região, sendo servido com licor de feijão frade da Lardosa, cuja receita também é exclusiva e original. Para quem não pode consumir álcool e para as crianças o sorvete será servido com um melaço de feijão frade, sem álcool”.

A também docente de físico-química explica que a elaboração do gelado surge na sequência da criação dos doces individuais “Feijadinhas”, os quais já venceram diversos prémios, estiveram em destaque em vários programas televisivos e radiofónicos, e “são produzidos com feijão frade da Lardosa, sendo por isso um doce identitário da freguesia e do concelho, que vai à raiz da história”.