Agropecuária Cinegética

Suinicultores reúnem com a Secretaria de Estado do Ambiente

A Secretaria de Estado do Ambiente convocou as maiores empresas de suinicultura do país, bem como a FPAS e os municípios da zona Centro e Oeste para reunir a fim de comunicar as conclusões do Grupo de Trabalho do ENEAPAI, informa a FPAS na sua newsletter.

A reunião foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Engº Carlos Martins, pelo Sr. Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Vieira e pelo Sr. chefe de gabinete do Secretário de Estado das Florestas, Dr. Ricardo Segurado.

Como notas de destaque saídas das conclusões do Grupo de Trabalho do ENEAPAI a FPAS salienta  “o facto da APA ter já iniciado o processo de informatização das guias de transporte de efluentes que permitirá criar uma plataforma electrónica de gestão central dos efluentes suinícolas que poderá ser cruzada com a informação sobre as parcelas de terrenos agrícolas cujos proprietários pretendem valorizar. Desta forma, pretende-se assim dar primazia à valorização agrícola na gestão de efluentes suinícolas.
Por outro lado nas regiões onde será inviável destinar os efluentes para valorização agrícola serão encontradas outras soluções que envolverão o Estado (através das Águas de Portugal), os municípios e os operadores. O Governo pretende desenvolver estas soluções no curto prazo prevendo iniciar reuniões técnicas mais restritas ainda este mês de forma a aferir o número de suinicultores e efectivo envolvido de forma a estimar custos, celebrando os primeiros contratos até ao final do ano 2018”.

Os suinicultores referiram que é importante definir um cronograma de ação de forma a que possa ser dado a devida contemporização para as necessárias adaptações, referiram a necessidade de criar mecanismos de apoio aos investimentos em equipamentos destinados à valorização agrícola e destacaram a parca agilidade dos processos de licenciamento como o principal condicionamento ao exercício da actividade.