Agropecuária Floresta Internacional Investigação

Mentor da Agricultura Sintrópica preside a Conferência em Mértola

O Cine-teatro Marques Duque, em Mértola, acolhe nos dias 15 e 16 de novembro, a Conferência sobre Agricultura Sintrópica, que conta com a presença de Ernst Götsch, mentor deste sistema de cultivo agroflorestal que associa ao objetivo do estabelecimento de áreas altamente produtivas, os objetivos do reforço da oferta de serviços ao ecossistema, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água.

De acordo com a nota daquela autarquia, com 40 anos de experiência em territórios de semiárido e áreas de forte implementação do agronegócio no Brasil, a Agenda Ernst Götsch propõem-se ensaiar um conjunto de experiências de agricultura sintrópica em contexto mediterrânico, por forma a testar a adaptabilidade do modelo e o seu contributo para a regeneração de áreas agrícolas de baixa produtividade e de elevada vulnerabilidade a problemas de erosão de solos, fraca precipitação, alterações climáticas e risco de desertificação. Um dos locais de experimentação desta prática agroecológica será o território de Mértola, que se associa a outras experiências-piloto a decorrer já em Portugal (Herdade do Freixo do Meio), Espanha e França.

A Conferência Agricultura Sintrópica com Ernst Götsch revela-se, pois, uma oportunidade única de conhecer uma prática agroecológica de sucesso, que tem vindo a recolher simpatizantes e aderentes um pouco por todo o mundo.

Em complemento à conferencia serão ainda promovidas duas Conversas/Debate: uma no dia 15  dedicada à temática da “Comunicação e Responsabilidade Ecológica” com Edmara Barbosa, autora de diversas novelas da Globo, entre as quais o grande sucesso de 2016/17 “Velho Chico” que abordou a temática da agricultura sintrópica;  e outra no dia 16 dedicada à temática da aplicação de princípios de sustentabilidade na agricultura de grande escala que conta com contributos de Ernst Götsch (Brasil), Alfredo Sendim (Portugal), Bertrand Aubery (Martinica), M. Vitória e Daniel Fröbe (Brasil).  A Conferência integra ainda um momento de performance artística “Arte em Transição” e a atividade À Noite no Mercado dedicada à temática do combate ao desperdício alimentar.

Esta Conferência resulta de uma organização conjunta da Life in Syntropy, da Agenda Ernst Götsch, da Associação de Empresários do Vale do Guadiana e da Câmara Municipal de Mértola.