Agroalimentar Agropecuária Evento

36ª Ovibeja dá resposta aos novos desafios da agricultura

Espaço de diálogo e de inovação, a 36ª Ovibeja, a decorrer de 24 a 28 de abril de 2019, desafia para a abordagem conjunta à problemática das alterações climáticas, já está a receber inscrições para o 9º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, tal como já está a receber inscrições e manifestações de interesse para expositores. O Secretariado está a funcionar em pleno.

O papel inovador da Ovibeja vai ser colocado à prova na abordagem de um tema que está na ordem do dia: as alterações climáticas e os contributos, à luz do conhecimento e da inovação, sobre a sua mitigação e reversão. O papel dos agricultores é fundamental, enquanto guardiões da biodiversidade – valor fundamental da sua atividade – na proteção do espaço rural, na criação de condições que salvaguardem o equilíbrio entre a atividade produtiva e a proteção do meio ambiente.

Para tingir esses objetivos a  Comissão Organizadora da Ovibeja está a desenvolver parcerias de cooperação e a convidar especialistas, nacionais e internacionais, para abordagem multidisciplinar do tema. Investigadores, agrónomos, geógrafos, estudantes, agricultores, entre peritos de muitas outras áreas de saber e de trabalho, vão participar em colóquios, seminários, workshops, apresentar estudos, debater, revelar exemplos de mais-valias do trabalho em rede, à escala regional, nacional, ibérica e a um nível ainda mais alargado a nível internacional.

Internacional é também o 9º Concurso de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, um dos melhores do mundo, que já tem abertas as inscrições para lotes de azeites provenientes de produtores individuais, sociedades olivícolas, lagares, cooperativas e grupos empresariais dos diversos países produtores. Competitividade e Internacionalização são vetores apontados pelos organizadores – a ACOS em parceria com a Casa do Azeite – como estímulo à cultura de excelência dos azeites nacionais.

A Ovibeja, uma das mais importantes feiras agrícolas do nosso país, tem cada vez mais demonstrações de interesse por parte de empresas nacionais e, em crescendo espanholas, para a divulgação dos seus produtos e serviços. O Secretariado já está a funcionar em pleno para prestar informações sobre condições de participação e envio da documentação necessária à tomada de decisão. Mais informações aqui.