Evento Hortofruticultura

Curso internacional de rega do amendoal

O IRTA (Instituto de Investigação Catalão) e a Universidade de Davis (Califórnia) organizaram em conjunto o Curso Internacional de Rega em Amendoal, que terá lugar entre os dias 29 e 31 de janeiro em Lleida (Espanha).

Tendo em conta que nos últimos anos a cultura da amêndoa assistiu a um grande incremento na superfície regada, passando de uma espécie marginal a cultura rentável e em crescimento, o objetivo deste curso é dotar os participantes das ferramentas necessárias que lhes permitam tomar decisões estratégicas em relação à rega. Para isso combinaram-se sessões teóricas com visitas de campo onde se abordarão as bases fisiológicas e agronómicas das respostas da amendoeira à água e se analisarão ferramentas distintas de maneio da rega, desde métodos clássicos baseados no balanço hídrico até sistemas com sensores remotos.

O curso será ministrado por peritos de diferentes centros de investigação e universidades nacionais e internacionais, pioneiros e com ampla experiência na resposta da amêndoa à água. Dirige-se a engenheiros e técnicos do setor interessados em aprofundar conhecimentos sobre os mecanismos que regulam a resposta do amendoal à rega e em conhecer as diferentes estratégias disponíveis para um maneio eficiente da água. Terá uma duração de três dias e será estruturado em dois blocos, um primeiro bloco teórico onde se estabelecerão os princípios básicos da rega, assim como as bases fisiológicas das respostas do amendoal à água, e um segundo bloco prático no qual serão estudados os diferentes métodos de programação da rega.

As inscrições estão abertas até 20 de janeiro e limitadas a 50 lugares. Todas as informações aqui.