Agropecuária

“Somos um país pequeno mas com uma avicultura grande”

A Associação Portuguesa de Ciência Avícola (A.P.C.A) surgiu em 2017 pela necessidade de criar um espaço de debate sobre Ciência Avícola de uma forma mais científica e transversal a toda a sua fileira.

A A.P.C.A surgiu a pedido dos técnicos do setor que já há algum tempo sentiam essa carência, tendo em conta a necessária e permanente atualização do mesmo. “Todos têm a ambição e necessidade de partilhar informação e conhecimento com o objetivo de a disponibilizar como forma fundamental de sustentar o crescimento da indústria avícola em Portugal”, avança-nos a direção da Associação.
Como associados são aceites todas as pessoas, empregadas, ligadas ao setor que demonstrem ter conhecimentos e experiência na área ou estudantes com interesse em seguir uma carreira nesta área.
Os principais objetivos desta jovem Associação são, sumariamente, a promoção da expansão da avicultura por todos os meios de divulgação ao seu alcance. Facilitar por todas as formas o intercâmbio do conhecimento avícola, encorajando a investigação científica, divulgando os seus resultados e promovendo os estudos económicos ou quaisquer outros, suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento da avicultura. Promover reuniões para exposição e discussão da avicultura entre todos os seus intervenientes, formando-os e ajudando-os a trabalhar melhor, de forma mais eficiente e eficaz. “Pretendemos deste modo ser um catalisador à atividade avícola em Portugal. Melhorando o conhecimento médio, melhoramos todo o setor”.

Várias iniciativas para aproximar as universidades da indústria

As atividades da Associação passam por organizar seminários e workshops sobre matérias essenciais ao tema tal como promover a avicultura junto das instituições universitárias, sensibilizando-as para a importância e dimensão do setor. “Com isso queremos captar mais massa crítica para a fileira avícola e aumentar a investigação científica para sustentar, cientificamente, o crescimento metódico de toda a avicultura nacional”. Nesse sentido, está a ser organizado o I Encontro Científico da Avicultura Portuguesa que vai reunir os principais investigadores interessados na área avícola das universidades, politécnicos e centros de investigação. O objetivo é criar pontes entre todos, estimular a investigação, dizer que o setor está disponível para contribuir para essa investigação, porque “a aproximação entre a indústria e a universidade é fundamental”. À semelhança do que aconteceu em 2018, com o I Simpósio APCA está já a ser preparado o II Simpósio APCA que será em Lisboa em 2020. “Como em breve vamos pertencer ao WVPA temos o objetivo de em 2021 apresentar uma candidatura à realização do Congresso Mundial. Seria uma grande honra para o nosso país receber o mais importante encontro mundial de avicultura e a avicultura nacional merece-o”.
Já no dia 26 de março a Associação realiza um workshop sobre Maneio Avícola, onde serão abordados vários temas desde a reprodução e incubação, bem-estar, maneio, galinhas de solo e ar livre, numa visão do que podem ser as últimas novidades de maneio e controlo nas diferentes áreas.

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 223 (fevereiro 2019)