Evento Olival & Azeite

Concurso Nacional de Azeites de Portugal está a receber amostras

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2019 realiza-se a 13 e 14 de maio de 2019, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Este concurso, destinado a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem – obtido unicamente por processos mecânicos, produzido na última campanha 2018/2019, que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva, tem o dia 24 de abril como data limite para receção das amostras e documentação.

Estarão em concurso quatro categorias:

Azeite Frutado Verde Intenso: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado superior a 6.

Azeite Frutado Verde Médio: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado igual ou inferior a 6, e igual ou superior a 3.

Azeite Frutado Verde Suave: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado inferior a 3.

Azeite Frutado Maduro: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado maduro”.

Mais informações aqui.