Hortofruticultura

Agromais Plus celebra 20 anos e distingue os melhores agricultores de 2018

No passado dia 28 de fevereiro, realizou-se o XVII Encontro de Agricultores da AGROMAIS PLUS, que decorreu nas instalações da Golegã onde foi possível confirmar a dinâmica dos produtores associados e a vitalidade das organizações que os representam.

Este evento, onde estiveram presentes cerca de 200 agricultores, contou com a participação de representantes oficiais do setor e da região. O responsável pela Agromais Plus, Miguel Reis, deu as boas vindas e agradeceu aos agricultores, colaboradores e parceiros pela confiança, compromisso e seriedade ao longo destas duas décadas.  Seguidamente, o Diretor da Agrotejo, Mário Antunes, deixou aos agricultores presentes os tradicionais alertas, destacando, o prolongamento das medidas agro-ambientais e o controlo sobre as ajudas. Para finalizar, adiantou que, no próximo mês de março, o projeto de emparcelamento irá avançar, sublinhando que este será um marco histórico para a região e para o sector agrícola.

Já o Presidente do Conselho de Administração da Agromais Plus, Luís Vasconcellos e Souza, realçou a importância desta organização no desenvolvimento da região e ainda destacou a importância da união e cooperação entre os agricultores.

No decorrer da sessão foram atribuídos os tradicionais prémios AGROMAIS aos agricultores que se destacaram em 2018 pela sua produção e envolvimento com as organizações. Este ano foram atribuídos prémios ao “Melhor Produtor” nas culturas da batata, tomate e milho. Além destes, foram atribuídos prémios na categoria “Voluntário+” e “Agricultor Solidário” destinado a premiar os voluntários e agricultores que, no ano de 2018, mais se envolveram e contribuíram para a divulgação do projeto RESTOLHO.

Pela primeira vez, foi atribuído o prémio “Produtor Biosférico” que destaca o agricultor que adota as melhores Práticas Agrícolas e Ambientais.

Além destes, e após uma análise do mérito do conjunto dos Agricultores, foi decidido atribuir nesta cerimónia o “Prémio de Carreira”, tendo em conta, a sua colaboração, cooperação e envolvimento com as organizações agrícolas em causa nas últimas três décadas.

Premiados:

  • Agricultor Solidário – Sociedade Agrícola Quinta da Labruja, SA. e Fidalgo Casa Agrícola, Lda.
  • Voluntário + – Escola Profissional de Torres Novas
  • Produtor Biosférico – João Monteiro Coimbra
  • Melhor Produtor de Tomate – Sociedade Agrícola Cruz do Santinho, Unipessoal, Lda.
  • Melhor Produtor de Batata – Sociedade Agrícola Herdade do Caldas, Unipessoal, Lda.
  • Melhor Produtor de Milho – José Manuel Rocha Costa e Planticeifa, Unipessoal Lda.
  • Prémio Carreira – Sociedade Agro-Pecuária os Raposos, S.A.G, Lda