Apicultura Evento realizado

Revitagri leva permapicultura às terras do Gerês

A apicultura consiste na criação de abelhas para produção de mel, própolis, geleia real e pólen (…) para além da importância das abelhas enquanto insetos polinizadores. A permapicultura é o conceito de apicultura onde se aplicam os princípios da permacultura, ou seja, um método holístico para planear, atualizar e manter sistemas de escala humana, socialmente e financeiramente estáveis.

No âmbito do Projeto Revitagri, e dando mais um passo no sentido de desenvolver ações de capacitação dos agentes locais, para estimular a transferência de conhecimento, serão realizados dois workshops sobre “Permapicultura” com o Eng. Eduardo Martins, em dois lugares distintos para assim tornar mais fácil a participação dos habitantes/produtores do Parque Nacional/Reserva Mundial da Biosfera, mas também a todas as pessoas interessadas em saber mais sobre este tema.

Assim, no dia 15 abril o workshop realiza-se pelas 10:00h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Terras de Bouro, enquanto que no dia 17 de abril, o mesmo acontece às 14:00h, Posto de Turismo de Arcos de Valdevez.

Nestas sessões serão abordados os princípios da permapicultura (deixar a abelha trabalhar sem intervenções nem interferências) em oposição à apicultura clássica (participação ativa do apicultor e intervenções constantes na colónia). Nesse sentido será muito interessante para quem já pratica apicultura poder fazer uma análise à luz desta filosofia, por outro lado, para quem quer iniciar esta atividade poder aprender a construir uma colmeia de permapicultura.