Agropecuária Evento realizado

Agricultores pedem compensações pelos estragos causados por javalis e outros animais selvagens

Provenientes de alguns Concelhos da Região Centro, delegações de lesados por javalis, veados e corças vão concentrar-se amanhã (quarta-feira), a partir das 10h30, em frente à delegação da  DRAPCentro, na Av. Fernão de Magalhães (perto da antiga Rodoviária), em Coimbra.

Enquadrados pela  CNA e filiadas – ADACO – BALAGRI –  UADL – os agricultores lesados vão protestar contra a situação e reclamar ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, bem como a outros Órgãos de Soberania, indemnizações e outras medidas urgentes para acudir ao grave problema dos prejuízos provocados à agricultura, nomeadamente em culturas hortícolas, milho, outros cereais, pomares, olival, vinha, soutos e mesmo floresta “nova”. Em comunicado a CNA refere que “são avultados e consecutivos tais prejuízos em especial provocados por javalis, e nalguns casos, também por veados e corças”.

A Confederação refere ainda que “muitos pequenos e médios agricultores, bastante “castigados” por essas “pragas”, assumem que não podem continuar a (tentar…) produzir, o que também implica a redução da produção agrícola regional e nacional. Acresce que há o perigo real de se precipitarem problemas graves com a (falta de) sanidade destes animais, com especial destaque para a Peste Suína Africana”.