Empresas & Produtos Rega

Informação de gestão da rega quando e onde precisamos dela

SIIPRA – Sistema Integrado de Informação para os Perímetros de Rega do Alentejo

A água é um dos recursos cuja gestão é cada vez mais relevante, quer por questões de sustentabilidade e uso eficiente, quer pelos impactos decorrentes das alterações climáticas, que impõem a necessidade de desenvolvermos novos modelos de otimização da utilização deste recurso.
Fruto da transformação digital que tem vindo a acontecer também no sector agrícola, a utilização de sistemas e tecnologias de informação que apoiem, no campo e no escritório, os empresários agrícolas na produção de informação de gestão acionável é hoje uma realidade incontornável e inquestionavelmente uma das respostas ao desafio identificado acima.
É neste contexto que o SIIPRA – Sistema Integrado de Informação para os Perímetros de Rega do Alentejo se posiciona, visando apoiar os gestores destas infraestruturas e os regantes, entregando informação de apoio ao planeamento e gestão da agricultura de regadio aí desenvolvida.

O que é o SIIPRA?
É um Sistema Integrado de Informação para Perímetros de Rega do Alentejo desenvolvido de raiz pela Agri-Ciência em colaboração com a Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas (ABORO)
Consiste num sistema de informação WEB que permite aos beneficiários obter informação em tempo real de carácter genérico sobre o perímetro de rega onde estão inseridos e de carácter específico sobre as suas parcelas.

Como nasceu
Foi desenvolvido com base numa necessidade identificada pela ABORO que precisava de gerir melhor a informação do perímetro e dos seus regantes bem como apoiar os beneficiários na gestão de um recurso cada vez mais importante no contexto agrícola do Alentejo. Na primeira Fase do projeto que decorreu entre 1999 e 2002 desenvolveram-se sobretudo funcionalidades que tinham como objetivo melhorar a gestão do perímetro de rega. Posteriormente as seguintes versões da aplicação permitiram, de uma forma genérica, gerir a utilização da água de rega e toda a informação relacionada, incluindo as áreas regadas, beneficiários, culturas, fornecimento, parcelário etc.

A evolução natural
O SIIPRA ao longo dos anos tem vindo a ser atualizado e melhorado no sentido de adequar a sua operacionalidade às exigências atuais, integrando novas funcionalidades, como por exemplo a aplicação para smartphone destinada a processar os fornecimentos de água efetuados no sistema gravítico.
Este ano com uma nova versão Web e Mobile para Android e iOS não só a ABORO mas todos os regantes podem ter acesso a parâmetros relacionados com o uso da água no perímetro e nas suas parcelas, efetuar as suas inscrições anuais, acesso a ferramentas de gestão documental e contas de cultura tipificadas para as diferentes culturas.

Um artigo de André Barriguinha | Agriciência

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 226 (maio 2019)