Agroalimentar

Referencial de Certificação GlobalG.A.P. Nova Versão 5.2

A certificação GlobalG.A.P. é cada vez mais procurada pelos retalhistas de todo o mundo, pois para estes é uma garantia do cumprimento de exigências relacionadas com Segurança Alimentar, Segurança dos Trabalhadores, Rastreabilidade, Boas Práticas Agrícolas, Ambientais e Sociais, por parte dos produtores agrícolas. Exigências estas que também têm aumentado cada vez mais e que implicam adaptações constantes por parte dos produtores certificados.
Num mundo cada vez mais global, há uma grande tendência para uniformizar as regras de produção e os parâmetros mínimos de comercialização dos produtos agrícolas. A certificação GlobalG.A.P. dá resposta a estes requisitos!
O referencial GlobalG.A.P. é reconhecido pelo GFSI (Global Food Safety Initiative) e como tal teve necessidade de incluir novos requisitos para manter o reconhecimento por parte desta Organização.

Datas importantes
A nova versão do GlobalG.A.P. já se encontra publicada e é obrigatória a partir de 01 de agosto de 2019. Isto significa que a partir desta data (01-08-2019) não podem ser emitidos certificados na versão atual (versão 5.1).
Para dar cumprimento a esta exigência, a partir de 01 de julho de 2019, todas as inspeções efetuadas pela NATURALFA serão realizadas de acordo com a versão 5.2.

Um artigo de Liliana Perestrelo | NATURALFA

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 226 (maio 2019)