Ambiente

Linha de Crédito de 100 ME para Descarbonização e Economia Circular na Indústria e Turismo

O dia Mundial do Ambiente, assinalado ontem (5 de junho) foi escolhido pelos Ministérios da Economia e do Ambiente para o lançamento de uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros para a Descarbonização e Economia Circular dirigidas a PME industriais e do setor do Turismo.

Na nota enviada às redações explica-se que “o novo instrumento visa facilitar às empresas a transição de fontes de energia fósseis para energias renováveis, contribuindo para cumprir as metas nacionais definidas no Plano Nacional Energia-Clima”.

Por outro lado, refere ainda, a Linha pretende acelerar o processo de mudança para uma economia circular, ao criar oportunidades desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos, de acordo com o definido pelo Plano Nacional de Ação para a Economia Circular (PAEC) e pelo Plano Europeu para a Economia Circular.

Dez instituições bancárias garantem a operacionalização do apoio, na sequência de protocolos assinados nesta quarta-feira.

“A Linha de Crédito lançada no âmbito do Programa Interface e representa uma clara melhoria das condições de financiamento e da tipologia de operações abrangidas, com o apoio público a passar pelo sistema de garantia mútua nacional e, também, pela bonificação das taxas de juro associadas a cada operação. Estas alterações significativas demonstram a importância deste instrumento financeiro no contexto das políticas públicas em implementação no domínio da Descarbonização e da Economia Circular”, conclui a nota.

Imagem de pixel2013 por Pixabay