Floresta

Inventário Florestal Nacional vai ser publicado em breve

“O Inventário Florestal Nacional acabou de ser concluído”, afirmou Luís Capoulas Santos à agência Lusa, referindo-se ao processo de natureza estatística e cartográfica, que tem por objetivo avaliar a abundância, estado e condição dos recursos florestais nacionais, estando eminente a sua publicação.

O IFN é realizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta desde 1965, sendo os resultados apresentados, habitualmente, com uma periodicidade aproximada de 10 anos. Mas, a ser publicado nos próximos dias, verifica-se já uma redução em relação à periodicidade (os resultados preliminares do último foram apresentados a 11 de fevereiro de 2013), como defendido pelo presidente da ANEFA, em declarações transmitidas pela Antena 1.

No mesmo momento o titular da pasta da Agricultura comparou a Reforma da Floresta ao Projeto de Alqueva há 20 anos atrás. “A reforma da floresta está para este Governo como o projeto do Alqueva esteve para o Governo do engenheiro Guterres”, afirmou  Luís Capoulas Santos, considerando que há 20 anos “a dificuldade de fazer uma obra tão grandiosa era igual àquela que se coloca hoje”.