Agropecuária

Agrupalto e Aligrupo foram os destaques do evento que distingue a produtividade dos suinicultores nacionais

Agrupalto e Aligrupo foram os destaques do evento que anualmente distingue a produtividade dos produtores suinícolas nacionais*. Explorações do Agrupamento Agrupalto vencem 18 dos prémios da noite. As explorações Valpor e Porval, ocupam o segundo e terceiro lugar do pódio com, respetivamente, 7 e 4 dos galardões da Gala Porco D’Ouro. Nas novas categorias Prémio Inovação Zoetis e Prémio Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal o vencedor é a exploração Valorgado do Agrupamento Aligrupo.

Ao todo foram entregues 31 prémios na Vila de Porto de Mós perante uma audiência de mais de 600 personalidades representantes da cadeia de valor da suinicultura e na presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira e do Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, Joaquim Barreto.
A Vila de Porto de Mós foi ainda palco para a distinção do Parceiro de Ouro da suinicultura, entregue à IACA – Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais e para a homenagem Mérito e Excelência entregue a Nuno Vieira e Brito, pelo trabalho que desenvolveu, quer enquanto Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, quer como Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar.

*Os dados para as classificações dos Prémios Porco D’Ouro foram obtidos a partir de 25.758 reprodutoras, pertencentes a 53 explorações de empresas aderentes ao BDporc – Portugal. Os resultados correspondem aos principais índices de gestão técnica das explorações.