Agropecuária

Limousine. 30 anos de mérito e excelência

É com orgulho e mérito que a ACL chega aos seus 30 anos, e com eles constitui-o um património inestimável do setor bovino. Desde 1989 até aos dias de hoje a ACL comprometeu-se a responsabilizar-se pela gestão do Livro Genealógico da Raça que tem como objetivo a conservação e melhoramento da raça Limousine. A raça Limousine tem tido um papel fundamental no setor bovino nacional, sendo a raça que mais machos reprodutores certificados fornece ao setor, quer para cruzamento com fêmeas de raças autóctones quer para cobrição de vacadas cruzadas. Neste contexto importa salientar que mais de metade dos machos com mais de 24 meses ativos nas explorações bovinas nacionais são da raça Limousine, dando um sinal claro da sua evolução qualitativa e quantitativa, pelo esforço dos seus criadores que transformaram uma raça relativamente pouco conhecida na raça de referência atual. Neste momento, a ACL conta com cerca de 245 associados, que se distribuem de Norte a Sul de Portugal Continental, e também no Arquipélago dos Açores e com mais de 6.000 fêmeas inscritas produzindo anualmente machos e fêmeas melhoradores da raça. Desde o nascimento até à fase adulta os animais são controlados através de visitas trimestrais, onde são pesados e avaliados morfologicamente para descrição do tipo morfológico de cada animal com vista à certificação, contribuindo para a seleção de potenciais animais melhoradores da raça. Os exemplares nacionais são extremamente apreciados pelos jurados internacionais quando são convidados a julgar os concursos em Portugal, não faltando elogios à qualidade dos animais apresentados. A participação em concursos regionais e nacionais em que animais da mesma idade são avaliados comparativamente, representa um importante corolário de todo o trabalho realizado pelo criador do animal, proporcionando-lhe a merecida divulgação do seu trabalho de seleção genética e de maneio.
Esta grande melhoria ao longo destes anos é notável e deve-se à paixão e dedicação dos criadores Limousine de quererem melhorar os seus efetivos e de uma direção e equipa técnica formada e competente. Neste momento, o Limousine terá novos desafios que passam pelo compromisso de produzir mais e melhor, na adaptação do cumprimento das regras comunitárias de bem-estar animal, na melhoria da eficiência da produção com combate aos gases com efeito de estufa, o recurso às novas biotecnologias que incrementam precocemente e com menor probabilidade de erro, informação utilizada a favor da seleção e contribuir para a exportação de animais, bem como suportar o mercado interno que é deficitário em cerca de 50% das necessidades de autoaprovisionamento.
O programa de melhoramento da raça Limousine é um processo progressivo e dinâmico e pretende delinear o caminho evolutivo da raça, sendo definido com enorme rigor técnico para que a raça continue a ser uma raça completa conjugando as excelentes qualidades cárnicas, maternais funcionais e raciais.

Associação de Criadores de Limousine