Empresas & Produtos

Motivos Campestres. Soluções e serviços também para a amendoeira

A MOTIVOS CAMPESTRES é uma empresa que foi criada há 12 anos, sediada em Mirandela, com o objetivo de preencher necessidades de mercado existentes na região, como aconselhamento na área da nutrição vegetal, elaboração e acompanhamento de projetos agrícolas e florestais bem como instalação de sistemas de rega.
A partir de 2009 a empresa expandiu e passou a comercializar os seus produtos, por intermédio de distribuidores para todo o país inclusivamente para as regiões autónomas.
No ano de 2017 iniciou-se uma nova fase com desenvolvimento de fertilizantes inovadores que se adaptam às diversas culturas e diferentes tipos de solos existentes. E assim nasceu a NUTRITEC que tem um catálogo com diversos fertilizantes: corretivos agrícolas, adubos de fundo e cobertura, matéria orgânica, bioestimulantes e fertilizantes especiais entre outros.
Este trabalho é conseguido graças a uma vasta equipa técnica que acompanham diversos agricultores e distribuidores. Carlos Cardoso, administrador da Motivos Campestres, explica melhor o que a define.

Que serviços a MOTIVOS CAMPESTRES presta aos produtores?
A MOTIVOS CAMPESTRES presta serviços variados como a elaboração e acompanhamento de candidaturas ao PDR 2020; análises de solo, folha e água e respetiva recomendação de fertilização; instalação de sistemas de rega; instalação de reservatórios de água; impermeabilização de charcas, bem como visitas de campo e respetivo relatório de acompanhamento técnico.

Qual é o fator distintivo da empresa?
A MOTIVOS CAMPESTRES tem na sua génese o foco de prestar serviços diferenciados aos agricultores. Tal é conseguido com uma excelente equipa técnica.
As análises de solo, folha e água servem de base a uma boa recomendação de fertilização. Alavancadas nas visitas de campo, permitem excelentes resultados e melhoria na produtividade da cultura da amendoeira.
A capacidade de estar perto do agricultor, para o ajudar a resolver as situações limitantes, tornam-nos únicos no mercado.

Como se caracteriza a cultura da amendoeira na região?
Nos últimos anos, em Trás-os-Montes, a área do amendoal tem aumentado de forma muito significativa. Os apoios do PDR2020, bem como a valorização do preço da amêndoa, têm contribuído em muito para este incremento.
As variedades plantadas são muito diversas e, na sua maioria, enxertadas em GF677.
Se antigamente a amendoeira era explorada em regime de sequeiro, hoje já se verifica a plantação de vários hectares em regime de regadio.

Quais são as principais necessidades da cultura da amendoeira na área de intervenção da MOTIVOS CAMPESTRES?
Na região de Trás-os-Montes o amendoal está a ser plantado em solos que maioritariamente apresentam pH ácido, baixo teor de matéria orgânica, baixa disponibilidade em fósforo, baixo teor de bases de troca (potássio, cálcio e magnésio). No que diz respeito aos micronutrientes, o boro e o molibdénio são os que apresentam valores baixos na maioria dos solos. O zinco pode ser preocupante em alguns casos. Outra característica da maioria dos solos da região é a baixa capacidade de troca catiónica (CTC).

Que soluções existem para situações limitantes dos solos?
Devido ao valor de pH registado na maioria dos solos, a correção com calcário torna-se necessária e indispensável. Salientamos dois produtos o GRANICAL e o GRANICAL Mg, que garantem uma correção rápida e efetiva do pH. A aplicação do corretivo irá fornecer cálcio e/ou magnésio às plantas, contribuindo para o aumento destes nutrientes nas bases de troca.
A fim de aumentar o teor de matéria orgânica do solo, indispensável dadas as suas características benéficas, sugerimos a aplicação localizada de HUMITEC. Este produto rico em ácidos húmicos e fúlvicos irá favorecer a capacidade de troca catiónica do solo e deste modo maximizar a absorção dos nutrientes por parte da planta. Caso o agricultor tenha sistema de fertirrega, o FULVITAL 37 é uma excelente opção para aumentar o teor de matéria orgânica no solo assim como, a capacidade de troca catiónica.
A aplicação de fósforo é indispensável para um bom desenvolvimento das plantas. A NUTRITEC tem na sua gama, adubos de fundo e cobertura NUTRILENT, várias fórmulas com fósforo, todas elas com elevado teor de fósforo solúveis em água.
Para a correção dos micronutrientes salientamos o BORO TOP e o MICROMAG.

O que representa a cultura para a MOTIVOS CAMPESTRES?
A MOTIVOS CAMPESTRES vê a amendoeira como uma cultura com muito potencial. É inevitável a adoção de práticas culturais que favoreçam a produtividade da cultura. A correta seleção de variedades é fundamental para boas produções. Deixar de mobilizar o solo, fertilizar ajustadamente, regar segundo as necessidades hídricas (desde que possível), realizar podas ajustadas e tratamentos fitossanitários indispensáveis ao bom estado sanitário da planta são estratégias que os agricultores têm que seguir para retirar o máximo do potencial produtivo desta cultura.

Para a cultura da amendoeira a MOTIVOS CAMPESTRES tem uma ampla gama de fertilizantes da marca NUTRITEC. Cada um dos produtos é sempre recomendado de forma sustentável e responsável. Podemos salientar os seguintes produtos:


HUMIC GOLD- produto rico em ácidos húmicos e fúlvicos vai favorecer o enraizamento da amendoeira;
ULTRA STIM- bioestimulante, com elevado teor em aminoácidos de origem vegetal e azoto que favorece o desenvolvimento vegetativo das plantas;
FLORACTIVE- bioestimulante dos processos de floração e vingamento. Este fertilizante foi desenhado para fornecer às plantas na fase de floração e vingamento, os nutrientes essenciais, como fósforo, boro e molibdénio. Possui também aminoácidos que favorecem a assimilação e metabolização destes nutrientes;
ENERGY MAX- bioestimulante de todos os processos vegetativos da amendoeira: enraizamento, crescimento, floração e engorda do fruto. Ajuda na recuperação de stresses abióticos (frio, granizo e calor) e bióticos (ataques de pragas e doenças). Na sua composição tem algas do género Ascophyllum nodosum (L.), potássio, boro e molibdénio para maximizar a síntese proteica e de glícidos;
ENERGY PLUS- bioestimulante à base de algas Ascophyllum nodosum (L.), potássio e micronutrientes para favorecer os processos de engorda de frutos e deste modo aumentar o rendimento em grão.