Hortofruticultura Sanidade vegetal

Uma dupla de sucesso na cultura do castanheiro

massó

A empresa Comercial Química Massó SA tem na sua gama de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes dois produtos que contribuem para bons resultados de qualidade e quantidade de produção de castanha e também para um bom estado sanitário do souto.

Senão vejamos, o Cancro Americano (Cryphonectria parasítica) é um fungo parasita que penetra na árvore através de uma ferida, seja ela natural ou provocada por um golpe de enxertia. Uma vez dentro da árvore o micélio propaga-se por baixo da casca, normalmente começando pelo colo da planta. Este, quando infetado, apresenta uma cor alaranjada e numa fase mais adiantada o tronco apresenta fissuras. Num instinto de sobrevivência a árvore atacada tenta produzir ramos sãos acima da zona afetada o que dificulta a localização da doença.
Este problema não tem uma cura mas pode ser controlado, por exemplo através de boas práticas culturais como uma enxertia bem feita, com ferramenta bem afiada e desinfetada. Como complemento às boas práticas culturais os tratamentos à base de cobre não devem ser descurados.
A Comercial Química Massó SA recomenda COBRE NORDOX® 75 WG, um produto com 75% de óxido cuproso, de grânulo dispersável. O mais concentrado do mercado e único com cobre na forma de óxido autorizado para castanheiro. Trata-se de um produto natural, autorizado em agricultura biológica e que apresenta bastante resistência ao arrastamento pela chuva depois de aplicado. Devido ao tamanho bastante reduzido dos grânulos permite uma cobertura na zona tratada mais homogénea.

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 230 (outubro 2019)