Agropecuária Sanidade animal

Medidas para prevenção de contaminações por Salmonella

[Fonte: Alltech]

A Salmonella é uma das quatro principais causas de doenças diarreicas que afetam por ano 550 milhões de pessoas a nível mundial, metade das quais são crianças, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Para ajudar a evitar a propagação desta bactéria potencialmente letal, os avicultores devem atuar em 8 áreas chave:

1. Limpeza de aviários e biossegurança: limpar comedouros e bebedouros e, em geral, as instalações das aves antes da entrada de um novo lote de animais no aviário ajuda a reduzir a prevalência de Salmonella. As medidas de biossegurança e controlo de pragas também são essenciais na prevenção.


2. Ração: cereais e outras matérias-primas contaminadas aumentam o risco da presença de Salmonella nas rações. Use rações sujeitas a tratamento térmico e com elevados padrões de qualidade.


3. Gestão da água: a gestão dos bebedouros é essencial para controlar a Salmonella, pois a água é um meio através do qual esta bactéria pode propagar-se de umas aves para outras. A purificação da água com cloro e ácidos orgânicos ajuda a reduzir os níveis Salmonella nos aviários.


4. Pó: Tal como a água, o pó também é um meio propício à disseminação da Salmonella. Mantenha os níveis de pó dentro e à volta do aviário abaixo de 3 miligramas por metro cúbico.


5. Gestão de dejetos: a Salmonella sobrevive em ambientes húmidos e com pH elevado, por isso é essencial uma remoção adequada e regular do estrume e outros resíduos acumulados nas camas das aves para prevenir a contaminação.


6. Flora intestinal saudável: a saúde intestinal das aves é um fator mitigador da contaminação por Salmonella. A ingestão de probióticos, ácidos orgânicos, enzimas e leveduras ajuda ao bom funcionamento dos intestinos das aves. A Alltech dispõe de uma gama de produtos para estimular a saúde intestinal: Sel-Plex®, Bioplex®, Allzyme® ;SSF, Bio-Mos®, Yea-Sacc® e Integral® A+


7. Coccidiose: o controlo da coccidiose, uma doença intestinal que afeta as aves, deve fazer parte do programa de controlo da Salmonella.


8. Vacinação: o uso de vacinas tem o potencial de reduzir a prevalência de Salmonella em pintos com 1 dia de idade. O seu veterinário é a melhor pessoa para o aconselhar sobre este tema.


Artigo da Drª Kayla Price, Poultry Technical Manager Alltech Canadá.
Mais informação.