Agroalimentar Agropecuária Evento

37ª Ovibeja – 29 de abril a 3 de maio 2020

A Comissão Organizadora da 37ª Ovibeja está a delinear o programa do evento, que se realiza de 29 de Abril a 3 de Maio, de modo a traduzir, para o setor e para a opinião pública, o mote “Agricultura ConsCiência”, ou seja, o papel da agricultura de mãos dadas com a ciência. Também já a funcionar em pleno, o Secretariado da Ovibeja mudou este ano de instalações, situando-se junto à sede da ACOS, a seguir à rotunda do Pastor, na Rua Cidade de S. Paulo, em Beja.

A preparar os grandes temas para reflexão em seminários, colóquios e exposições, conjugados no mote “Agricultura ConsCiência”, a Comissão Organizadora da Ovibeja vai debruçar-se este ano sobre a pecuária extensiva, combate às alterações climáticas e desenvolvimento rural, o papel dos agricultores na dinamização do interior do país, a investigação científica, as novas tecnologias, a agricultura de precisão, o regadio, a nova PAC, entre outros temas de relevo. A importância de melhor dar a conhecer a realidade do campo, da agricultura e da pecuária e o seu papel na criação de melhores condições ambientais, económicas, sociais e de coesão do território, são alguns dos propósitos dos organizadores da feira.

Ao Secretariado da Ovibeja também já estão a chegar muitas inscrições de entidades interessadas em participar como expositores. Uma das novidades deste ano é a mudança de local do Secretariado. Está a funcionar numa vivenda ao lado do edifício principal da ACOS, junto à Rotunda do Pastor, ao final da Rua Cidade S. Paulo.

A 37ª Ovibeja, que tem também em marcha a receção das inscrições para o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, é o evento a sul do Tejo que mais projeta a região e o setor agrícola. Com largos milhares de visitantes, a Ovibeja decorre no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, numa área com mais de 10 hectares. Conta anualmente com mais de mil expositores, distribuídos por vários espaços, desde o Pavilhão Terra Fértil, à Arena do Azeite, Espaço Agroalimentar, Pavilhão Institucional, Pavilhão da Pecuária, Pavilhão Central, Pavilhão Multiusos, Pavilhão das Aves, Picadeiros, Bares, tasquinhas e Restaurantes, e ainda Pavilhão do Cante das Artes e dos Ofícios. Além da zona dos grandes concertos, a Ovibeja conta ainda com zonas verdes e arborizadas, com bancos de jardim, para descanso e convívio.  E tem iniciativas para os mais novos e suas famílias, no Espaço ACOS +, um projeto de atividades pedagógicas e de comunicação de sustentabilidade ambiental. A 37ª Ovibeja é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Em 2020, a abordagem aos temas da atualidade vai ser reforçada, através de vários momentos ao longo do ano, em diferentes formatos, com a participação de um leque alargado de especialistas.

A temática da Ovibeja vai associar-se, de forma integrada, aos temas a abordar no II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva que, em data ainda a definir, vai decorrer em Beja, numa organização partilhada entre a ACOS, União dos ADS’s do Alentejo e entidades espanholas da Andaluzia e Extremadura ligadas à produção animal.

Humanizar, cuidar, proteger, fazer crescer e responder aos novos desafios da agricultura com base na Con(s)CIENCIA são algumas das palavras chave da 37ª Ovibeja.

A Ovibeja é uma feira agrícola. Da produção. Mas também da transformação, dos serviços, uma mostra institucional, um centro de negócios, de apresentação e discussão dos temas da actualidade. É uma feira das pessoas. Construída e vivida por quem nela participa.

É uma feira que apela à participação ativa, ao exercício da cidadania, à construção de mais-valias resultantes de todos os setores de atividade ao encontro da afirmação das diferentes dinâmicas, sejam do setor agrícola e agro-pecuário, dos desenvolvimentos tecnológicos, da investigação científica, do saber fazer e do saber ser. É uma feira que nasce na terra e se desenvolve na cidade.

A Ovibeja é a construção do sonho. “Todo o Alentejo deste Mundo”.

Mais informações.