Agroalimentar Evento Hortofruticultura Vinha & Vinho

Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas

De 19 a 27 de outubro, o Cadaval, concelho rural às portas de Lisboa e principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”.

 O pavilhão João Corrêa, junto ao campo da feira do Cadaval, volta a ser palco deste apreciado certame, onde a homenagem às tradições rurais se associa à divulgação e dinamização económica.

Na área vitivinícola, a Festa das Adiafas contempla o designado “Festival Nacional do Vinho Leve”, que conta com a participação anual de diversas adegas da região, com prova e venda das respetivas gamas de Vinho Leve – bebida de baixo teor alcoólico, frutada e muito apreciada dentro e fora de portas.

A este nível, destaque-se, na noite de dia 20, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa, que este ano atinge a 9ª edição, numa parceria da Câmara Municipal do Cadaval com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRL).

O setor produtivo marca, anualmente, presença através de colóquios e conferências técnicas abertos ao público interessado, sobre temáticas de utilidade agrícola e de fomento da economia rural, a decorrerem no recinto do certame, em articulação com diversos parceiros locais.

Este ano, a Câmara Municipal, preocupada com a sinistralidade com máquinas agrícolas, nomeadamente relativa a tratores, volta a promover uma sessão de sensibilização sobre esta temática.

A gastronomia, grande enfoque e motivo de visita de muitos convivas, voltará a ser conduzida por associações do Concelho, no total de sete tasquinhas e seis espaços de restauração.

Os mesmos voltarão a incluir, nas suas ementas, diversos pratos e petiscos típicos, onde até o ingrediente “Pera Rocha do Oeste” costuma ser incluído, em especial na doçaria presente. O pavilhão gastronómico juntará cerca de 200 voluntários, a trabalhar durante os nove dias da festa.