Política Agrícola

Recenseamento Agrícola 2019 começa este mês


Pub.


Os trabalhos de recolha de dados do Recenseamento Agrícola 2019 vão ter início no próximo dia 25 de outubro, junto das explorações agrícolas existentes, em todo o território nacional.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), refere no eu boletim, edição setembro/outubro, que “é o culminar de uma complexa e intensa fase de preparação. O trabalho de campo efetua-se ao abrigo de procedimentos que visam a organização, a gestão, o acompanhamento e o controlo da recolha”.

Acrescenta o INE na sua publicação que “a qualidade dos resultados assenta, em larga escala, na qualidade do trabalho desta grande equipa, que integra cerca de 1700 pessoas”.

Pode ainda ler-se que “o modelo de organização da RA 2019 comporta 3 níveis. Um nível operacional, que inclui as entrevistas e outras tarefas realizadas pelos entrevistadores. Um nível de acompanhamento, que assegura a comunicação interna na cadeia de recolha, o cumprimento dos prazos e a qualidade da informação apurada”.

A notícia sublinha “o nível de coordenação que tem por missão, para além da criação de metas e monitorização do plano de ação, garantir que o nível de qualidade dos resultados está alinhado com os padrões de excelência preconizados pelo código de conduta para as estatísticas europeias”.