Hortofruticultura

Frutus dá a conhecer setor frutícola às crianças do Cadaval

A estação fruteira Frutus (Peral, Cadaval) iniciou um programa de visitas para alunos de 1.º ciclo, no intuito de dar a conhecer o setor frutícola, ao nível da produção, armazenamento, embalamento e expedição de peras e maçãs. A iniciativa destina-se a proporcionar às crianças contacto com este pilar importante da economia local.

Délia Fialho, técnica da Frutus,  explica que o programa de visitas da Frutus visa possibilitar o contacto com a Fileira da Pera Rocha e Maçã de Alcobaça, de forma a envolver e estimular os jovens para uma das atividades económicas mais representativas do Concelho e que, para muitos, é mal conhecida.

“Permitirá o contacto com o processo ao longo da cadeia de produção, desde o pomar à conservação, manipulação, até à expedição na central fruteira”, explica a engenheira.

Este projeto pretende ainda possibilitar aos mais novos “observarem aspetos do ciclo vegetativo, da biologia da árvore, como a flor, o vingamento, assim como a biodiversidade, a nossa relação com o ecossistema e as práticas sustentáveis que suportam a atividade frutícola”, avança Délia Fialho.