Agroalimentar Empresas & Produtos Inovação

Smurfit Kappa inova na embalagem para supermercados online

A Smurfit Kappa patenteou uma embalagem de cartão canelado, 100 % biodegradável, substituta dos sacos de material não biodegradável que alguns supermercados usam ao preparar as suas encomendas online e que colocam dentro de caixas de transporte.

Esta solução inovadora, completamente em linha com as novas exigências ecológicas do consumidor, melhora a experiência unboxingdo mesmo ao eliminar todo o material não biodegradável que chega com a encomenda (incluindo sacos de ar ou plástico de bolhas), ao permitir a total visibilidade dos produtos, sem necessidade de a abrir (pois a caixa está descoberta), e com a possibilidade de a reciclar no contentor azul ou reutilizá-la em casa para guardar ou transportar os artigos adquiridos.

Mas, continua a empresa, “além de ser 100 % sustentável, esta inovação engenhosa é também um enorme aliado para qualquer supermercado online que queira melhorar a sua cadeia de fornecimento e logística. Em primeiro lugar, porque a solução chega sob a forma de placa perfurada que, ocupando pouco espaço, otimiza o armazém e é muito leve, ajudando-o a poupar nos custos de transporte e armazenamento. É, além disso, fácil de manusear, convertendo-se em segundos, e sem necessidade de colagem, numa embalagem robusta que se adapta à caixa de transporte. A isso acresce a sua própria robustez, que permite transportar até 15 Kg de mercadorias com total segurança, protegendo os produtos que contém e, finalmente, o seu design com duas pegas dispostas estrategicamente para evitar que a caixa de cartão se desfaça ou parta depois de ser extraía do transporte, o que garante a integridade da mercadoria, mesmo depois de o distribuidor se ir embora”.

Com esta inovação, a Smurfit Kappa reflete mais uma vez como o design de embalagens que substituam outras geradoras de resíduos é hoje uma realidade. Este objetivo faz parte da sua iniciativa Better Planet Packaging que procura criar soluções de embalagem sustentáveis para legar um mundo melhor às próximas gerações, em colaboração com parceiros, clientes e consumidores, sublinha em comunicado.

José Llopis, eCommerce Manager da Divisão de Cartão Canelado da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, garante que “com o lançamento desta embalagem revolucionária, a Smurfit Kappa continua a simplificar para os retalhistas online de produtos alimentares a procura de inovações em embalagens robustas e fiáveis que permitam acelerar o ritmo de produção e distribuição com um menor custo operacional”.