Hortofruticultura Inovação

Centro de Frutologia Compal (CFC) entregou três Bolsas de Aceleração de projetos de instalação frutícola

A Academia 2019 do Centro de Frutologia Compal (CFC) entregou três Bolsas de Aceleração de projetos de instalação frutícola no valor de 10.000€, cada.

Conforme a deliberação do júri, os projetos vencedores foram:

  • Carlos Matos – Um projeto que se destaca pela componente da sustentabilidade e pela inovação disruptiva através da criação de um microecosistema de produção biológica;
  • Gil Silva – Um projeto que se destaca pela inovação com potencial de resultados a curto/ médio prazo e uma gestão inteligente do risco;
  • Ricardo Tojal – Um projeto de expansão de negócio estruturado de forma muito sustentada e com provas dadas ao nível da implementação.

A Academia teve como propósito acompanhar e acelerar as explorações de formandos de edições anteriores uma nova oportunidade para explorações com potencial.

Decorreu durante os meses de setembro e outubro, através de webinares que visavam reforçar as componentes de negócio e de inovação com foco na sustentabilidade financeira dos negócios frutícolas: Novos Modelos de Negócio para a fileira Agroindustrial; Planos de Negócio, Marketplaces Digitais, Logística, Estratégias de Marketing e Parcerias para Fruticultores, Comunicação Digital, Comportamento dos Consumidores, Tendências para a Alimentação Saudável e Sustentabilidade.

Segundo José Jordão, Presidente do Centro de Frutologia Compal: “Ao longo dos últimos sete anos tem sido muito gratificante trabalhar para o fortalecimento do setor frutícola através do reforço das competências técnicas e de gestão dos empreendedores frutícolas nacionais. Desde a sua criação, a Academia do CFC formou mais de 70 empreendedores frutícolas, percorreu cerca de 20.000 km pelo país e administrou mais de 480 horas de formação. Em 2019 estivemos focados em todos aqueles que ao longo dos últimos anos e desde o início estiveram connosco. Através de uma Academia focada nas competências de negócio, e especificamente nas áreas de gestão, sustentabilidade, marketing, parcerias, entre outros, e com um modelo vincadamente digital através de webinars. E através de atribuição de bolsas que visam contribuir para acelerar os negócios destes nossos parceiros”.