Floresta Investigação

CICYTEX lança guia de boas práticas para a “dehesa” e o montado

O Centro de Investigações Científicas e Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX), através de uma equipa de trabalho do Instituto da Cortiça, Madeira e Carvão Vegetal, coordenou a elaboração de um guia de boas práticas no qual são recolhidas medidas de gestão recomendadas que poderiam aumentar a rentabilidade da “dehesa” e do seu equivalente em Portugal, o montado.

São propostas de especialistas de diferentes áreas de investigação que estudaram durante vários meses as condições de uma exploração agrícola específica, localizada no Parque Natural do Cornalvo (Badajoz).

As questões refletidas no guia referem-se à qualidade e conservação do solo, à influência da mobilização do solo nas árvores e à gestão e melhoria das pastagens.

É igualmente importante ter o cuidado cultural adequado para incentivar a preservação e a regeneração das árvores jovens e adultas, a caça e a Política Agrícola Comum (PAC) neste ecossistema. É especialmente preocupante a incidência de doenças e pragas, com particular atenção para o Phytophthora cinnamomi, responsável pelo mal de seca e o inseto Cerambyx welensii, que provoca graves danos às azinheiras e, sobretudo, aos sobreiros.