Olival & Azeite

IG para a “Azeitona Galega da Beira Baixa” foi uma das grandes marcas de 2019 para a APABI

A atividade da APABI ao longo de 2019 tem sido marcada pelo objetivo de produção de azeites de qualidade, através de um conjunto de ações ao nível dos vários estádios da fileira regional do azeite e da azeitona de mesa.

Tem vindo a aumentar o seu número de associados e posteriormente a sua representatividade regional e nacional no setor. Os objetivos alcançados com maior destaque em 2019 foram a aprovação como IG da “Azeitona Galega da Beira Baixa”, a nível nacional, o início da Seleção de Provadores de Azeitona, para a criação de um Painel de Provadores e a execução do SAA (Sistema de Aconselhamento Agrícola) para Jovens Agricultores.

A expetativa para 2020 será dar continuidade ao trabalho desenvolvido, com especial relevância para a aprovação como IGP “Azeitona Galega da Beira Baixa” por parte da União Europeia, o início da sua certificação, o desenvolvimento do Painel de Provadores de Azeitona e o alargamento do Sistema de Aconselhamento Agrícola aos restantes agricultores.

Isto sem descurar a continuidade do acompanhamento e apoio aos olivicultores e aos lagares na produção de azeites de qualidade, nomeadamente à certificação de Azeites DOP – Beira Alta e Beira Baixa.


Ana Domingos, Técnica da Associação dos Produtores de Azeite na Beira Baixa.

Estes e outros assuntos na Revista Voz do Campo, edição n.º 232 (dezembro 2019).

Adquira aqui a Revista. ↵