Apicultura Floresta Formação

O ICNF participou na formação de uma unidade curricular sobre Silvicultura e Recolha de Produtos Florestais

No passado mês de dezembro, no âmbito do Curso de Formação de Guardas Florestais da Guarda Nacional Republicana, o ICNF participou na formação de uma unidade curricular sobre «Silvicultura e Recolha de Produtos Florestais: Cortiça, Resinagem, Apicultura, Pinhas e Micologia».

O curso decorreu nas instalações da GNR, em Queluz, contando com 156 formandos. Esta unidade curricular foi lecionada por técnicos (formadores) da Divisão de Sistema de Informação e Capacitação, da Divisão de Fitossanidade Florestal, da Divisão de Gestão Florestal e Competitividade e da Divisão de Aplicação de Normativos.

A abordagem dos temas foi maioritariamente efetuada na perspetiva da componente legislativa e, sempre que possível, do contacto com os produtos e as técnicas associadas às boas práticas de colheita ou apanha.

A título de exemplo, durante a sessão sobre o tema “Apicultura” os formandos tiveram a oportunidade de proceder a uma análise sensorial de alguns dos produtos da colónia de abelhas: méis monoflorais de rosmaninho e urze, pólen e tintura de própolis.

Brevemente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF irá igualmente colaborar na formação das unidades curriculares de caça, pesca, cartografia e exploração florestal. Esta última contará com a participação de técnicos especializados do Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF) do ICNF, situado na Lousã.