Agroalimentar Política Agrícola

Ministros da Agricultura de todo o mundo reuniram-se em Berlim

Ministros da Agricultura de todo o mundo reuniram-se, no dia 19 de janeiro, em Berlim, no Global Forum for Food and Agriculture (GFFA) – 12º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura. Portugal esteve representado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Ministério da agricultura considera que políticas comerciais devem ser pensadas para uma produção de alimentos com mais segurança.

Sob o tema “Alimentos para Todos! Comércio Internacional para uma Alimentação Sustentável e Segura”, os responsáveis mundiais para a agricultura e alimentação estiveram a debater as linhas estratégicas de um futuro modelo agrícola.

Num comunicado conjunto, os 71 Ministros da Agricultura presentes no Fórum consideram que as políticas comerciais devem fazer parte de uma estratégia maior, assente num modelo de comércio seguro, mas também sustentável, mais equitativo, com produção de alimentos de maior qualidade, e baseado em regras mais justas e transparentes.

Durante este encontro, a Ministra da Agricultura portuguesa salientou que é preciso “responder aos desafios inerentes ao desenvolvimento de uma agricultura ainda mais sustentável, ainda mais competitiva e ainda mais inovadora. É preciso dar continuidade à missão deste setor e reforçar o papel da agricultura em Portugal, nomeadamente na garantia da produção de alimentos com qualidade e elevados padrões de segurança, respeitando o ambiente e o bem-estar animal”.

Consulte o comunicado conjunto aqui.