Formação Hortofruticultura

Curso breve on-line dedicado à Poda de Pessegueiros promovido pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai promover um curso breve on-line dedicado à Poda de Pessegueiros, o curso é gratuito e é dinamizada pela Professora Maria Paula Simões da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

A representatividade das prunóideas na Beira Interior aproxima-se dos 50%, contribuindo para que esta seja a região do país onde se produz mais pêssegos e cerejas a nível nacional. A crescente procura de investimento na região, as exigências do mercado e competitividade do sector, evidências às quais se acrescenta o perfil dinâmico dos fruticultores, são algumas das motivações da equipa envolvida no projeto, que agregou a Escola Superior Agrária (ESACB) e a Escola Superior de Artes (ESART), cujo trabalho conjunto resultou na criação de uma oferta formativa diferenciadora dedicada à poda de manutenção dos pessegueiros.

Trata-se de uma oferta que responde às exigências de um publico que procura cada vez mais informação nos canais digitais, pois agrega a componente de vídeo com a demonstração de técnicas e tipos de poda a realizar em pomares de pessegueiro em plena produção.

Este curso encontra-se organizado em três módulos:

  • Breve caracterização do pessegueiro;
  • Definição de poda, tipos de ramos e gomos;
  • Operações de poda, objetivos e princípios da poda.

Para cada módulo disponibiliza-se material de apoio ao estudo do formando. O objetivo é que cada formando realize a formação de forma independente e livre de horários.

Este curso é gratuito e para a sua realização basta o registo aqui.

Mais informações: mpaulasimoes@ipcb.pt.

Patrocinado: