Evento realizado Investigação

Concursos para projetos de investigação PRIMA 2020

Encerram a 1 e 15 abril ↵

Os concursos para projetos de investigação PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica) abriram a 10 de fevereiro. Dividem-se em duas secções: Secção 1, financiada pelo Programa-Quadro Europeu H2020 e Secção 2, financiada por fundos nacionais ou regionais. Estes concursos encerram a 1 e a 15 de abril respetivamente.

Os concursos «Secção 1» regem-se de acordo com os regulamentos e procedimentos do Programa-Quadro europeu H2020, sendo exclusivamente financiados por fundos desse programa. O acompanhamento e financiamento dos consórcios recomendados são exclusivamente realizados pela Fundação PRIMA.

Há quatro concursos de «Secção 1», enquadrados em cada um dos três pilares da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação do PRIMA (vide abaixo) e a área de nexo entre os três pilares, com os seguintes tópicos:

  • Gestão sustentável da água: Concurso para ações de inovação no tópico «Implementing sustainable, integrated management of water resources in the Mediterranean, under climate change conditions»;
  • Sistemas agrícolas sustentáveis – tópico «Genetic conservation and animal feeds»: Concurso para ações de investigação e inovação no subtópico «Conservation and valorisation of local animal genetic resources» e Concurso para ações de inovação no subtópico «Alternative animal feeds» (consórcio opta por um dos subtópicos);
  • Cadeia de valor alimentar: Concurso para ações de inovação no tópico «Valorising the health benefits of Traditional Mediterranean food products»;
  • Nexo: Concurso para ações de inovação no tópico «Demonstrating benefits of the Water-Ecosystem-Food Nexus approach in delivering optimal economic development, achieving high level of environmental protection and ensuring fair access to natural resources».

Para conhecimento de toda a documentação e submissão de propostas, clique aqui.


Estes concursos têm duas fases: pré-propostas e propostas completas. O prazo previsto para submissão de pré-propostas é 1 de abril de 2020.

O concurso «Secção 2» assenta exclusivamente na concessão de fundos nacionais ou regionais à luz das regras das agências de financiamento participantes, observando a lógica de «virtual common pot» (ou seja, cada agência envolvida apenas financia os investigadores que se candidatem aos seus fundos). A receção e avaliação das propostas são realizadas pela Fundação PRIMA, sendo que as agências de financiamento envolvidas realizam a verificação de elegibilidade à luz das suas regras, decidem sobre os projetos a apoiar, contratualizam os seus investigadores e financiam-nos.

Há um único concurso de «Secção 2» para ações de investigação e inovação, enquadrado em todos os três pilares da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação do PRIMA (vide abaixo), com os seguintes tópicos:

  • Gestão sustentável da água: «Low cost, lean solutions for enhancing irrigation efficiency of small-scale farms» e «Sustainable wastewater treatment for agriculture and food production with assessed economic, social and environmental impacts»;
  • Sistemas agrícolas sustentáveis: «Re-design the agro-livelihood systems to ensure resilience»;
  • Cadeia de valor alimentar: «New optimization models of the agro food supply chain system to fair price for consumers and reasonable profit share for farmers»;

Para conhecimento de toda a documentação e submissão de propostas, clique aqui.

A parceria PRIMA é um dos mais recentes desenvolvimentos da Parceria Euro-Mediterrânica (também conhecida por Processo de Barcelona). Estabelecida em 1995, com o objetivo de fomentar a paz, estabilidade, prosperidade e diálogo entre culturas da região, este processo testemunhou o estabelecimento da União para o Mediterrâneo (UpM), em 2008, da qual todos os Estados europeus e do Mediterrâneo são membros.


Concursos PRIMA – Israel procura parceiros para a Agricultural Research Organization (ARO)