Empresas & Produtos Inovação

Nunhems® continua a inovar no segmento das alfaces para satisfazer as exigências dos consumidores

A filial de sementes de legumes da BASF está a introduzir novos e originais tipos de alface e a trazer novos conceitos para as prateleiras dos supermercados, com ênfase no sabor, cor e usos culinários de alfaces

A Nunhems®, a subsidiária de sementes de legumes da BASF, está a realizar uma nova edição da sua Demonstração em Campo de Alface e Espinafre em Cartagena (Múrcia – Espanha), até amanhã (14 de fevereiro) onde está a apresentar não só os seus novos e originais tipos de alface e espinafres, mas também o seu compromisso em trazer valor acrescentado aos consumidores com o lançamento de novos conceitos de folhas de salada. “Queremos ir um passo além e não descansar sobre os nossos louros como produtores, mas também consciencializar toda a cadeia retalhista para a variedade e versatilidade dos diferentes tipos de alface, oferecendo outra forma de apresentar e consumir este produto”, explicou Juan Pedro Pérez, Diretor de Vendas de Saladas EMEA da BASF Vegetable Seeds.

A novidade no segmento da alface romana é a ‘Magistral’, uma variedade “com a qual procuramos aumentar a rentabilidade da colheita”, disse Carlos del Espino, o especialista em alface da BASF Vegetable Seeds. Graças ao seu tamanho e peso menores e uma forma mais uniforme, a ‘Magistral’ foi concebida para ambientes de cultivo de alta densidade, aumentando assim o rendimento por hectare.

No segmento de mini-romana a empresa está a introduzir a ‘Winbee F1’ (NUN 6549 F1), uma variedade recomendada para crescer na primavera com alta resistência a ‘tip burn’. A este respeito, Del Espino revelou que estão a trabalhar para completar o ciclo anual com uma nova variedade para o inverno.

Com vista à comercialização no segmento ‘Little Gem’, a nova variedade da Nunhems® para o inverno é a ‘NUN 6806 F1’. Com esta variedade, o negócio de sementes de vegetais da BASF complementa a ‘Thicket F1’ e a ‘Thespian F1’, duas variedades muito robustas e versáteis que completam o ciclo anual de crescimento e consolidam a marca como uma referência neste tipo de alface. Todas são resistentes ao míldio e afídeos.

Alface Iceberg de melhor qualidade

A alface Iceberg é uma das marcas registradas da empresa. Neste segmento, nesta temporada está a introduzir três novas variedades: ‘NUN 1212 F1’, ‘NUN 1228 F1’ e ‘NUN 1232 F1’, para o outono, inverno e primavera, respetivamente. “Com estas novas variedades estamos a trazer ainda mais qualidade em termos de formação da planta; estas variedades são adequadas para a colheita mecanizada graças à sua forma uniforme e até melhoramos o desempenho pós-colheita”, explica Del Espino, acrescentando que também são resistentes ao míldio e aos afídeo e “assim a Nunhems® oferece ao setor uma gama de variedades que ajudará a melhorar o rendimento por hectare”.

O comunicado explica que estas três variedades juntam-se à ‘Melosa F1’, “que mostrou adaptar-se bem ao cultivo no verão, apresentando bom desempenho em termos de espigamento e ‘tip burn’ em condições extremas, e à ‘Goldiva F1’, que teve um desempenho excecional nas colheitas de janeiro graças à sua boa formação da planta, calibre e resistência no campo, permitindo uma ampla janela de colheita”. 

Conceitos para os consumidores 

A Nunhems® está a dar um grande passo em frente no mercado das alfaces para atrair os consumidores, introduzindo novos conceitos que colocam ênfase nos fatores claramente diferenciadores de certas variedades. “Exemplo disso são a ‘Themes F1’ e a ‘Intred F1’, respetivamente ‘Little Gems’ verde e vermelha que oferecem aos retalhistas a possibilidade de vender estes produtos em embalagens geminadas que trazem mais cor à gama de alfaces  tradicionais” refere a nota de imprensa. Já a ‘NUN 06193 F1’ e a ‘NUN 06567 F1’ são duas variedades que se destacam por serem mais doces, enquanto que com a ‘Agros’, a Nunhems® tem demonstrado o seu apoio aos produtores e outros agentes da cadeia em termos da crescente necessidade de mecanização da colheita.

Mas o conceito mais revolucionário, sem dúvida, é o da ‘Alface do Chef’ concebida para a indústria hoteleira, de restauração e de catering, acrescenta a empresa. “Com a ‘Greenglace’ e ‘Rubyglace’, entre outras, a Nunhems® está a introduzir diferentes tipos de folhas para diferentes formatos de sanduíche. Entretanto, o involucro é uma alface cujas folhas formam uma espécie de forma de colher e podem ser usadas como base para diferentes coberturas frias ou quentes. A ‘Crispol F1’ é uma das variedades que se enquadram neste conceito. Temos os produtos e agora queremos oferecer ideias e sugestões sobre como utilizá-los na cozinha”, diz Juan Pedro Pérez.

Espinafres  

A Nunhems® afirma-se uma das líderes de mercado nesta cultura e continua a dar grandes passos no seu cultivo. O resultado do trabalho da empresa é a vasta gama apresentada no seu catálogo, incluindo variedades bem estabelecidas como a ‘Hydrus F1’ e ‘Alcor F1’ que permitem a produção de espinafres durante todo o ano. Algumas das novas variedades incluem a ‘Formax F1’, ‘Sculptur F1’ e ‘Crater F1’, que se destacam pela sua elevada qualidade. Do ponto de vista agrícola, todas elas são resistentes ao míldio (1-17) e têm uma elevada tolerância à mancha foliar.