Ambiente Floresta

“Lançar Sementes para Construir o Futuro” Projeto piloto de Atei

A Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Norte, desenvolveu um conjunto de iniciativas em várias unidades de baldio da região Norte, que denominou “Lançar Sementes para Construir o Futuro”, pretendendo desta forma, com recursos próprios, juntar o conhecimento e as boas práticas internas para impulsionar a nossa atividade de gestão florestal.

Um desses projetos localiza-se na Unidade Baldio de Atei, no Perímetro Florestal de Mondim de Basto. A área baldia de Atei é gerida em cogestão entre a junta de freguesia de Atei e o ICNF/DRCNFN. A área do projeto é de 73,54 hectares, tendo-se iniciado a sua execução em dezembro de 2019.

A recorrência de incêndios naquela área tornou mais frágil a regeneração natural de espécies autóctones e potenciou a invasão das infestantes lenhosas, com particular incidência para a Hakea sericea, comprometendo fortemente a produtividade e a biodiversidade daquela área.

A intervenção preconizada tem como objetivos principais:

  • Restauro de habitats naturais ameaçados por Hakea sericea;
  • Aumentar a área ocupada com espécies florestais autóctones, preferencialmente folhosas;
  • Aumentar a resiliência aos fogos florestais (a área inclui troco de rede primária).

Para esse efeito estão a ser desenvolvidas diversas intervenções de corte e destruição das háqueas existentes, com duas metodologias diferentes (nesta data intervencionados cerca de 30 ha) e instalação de parcelas de amostragem para acompanhamento.

O projeto consta igualmente de ações de aproveitamento da regeneração natural de autóctones (seleção de varas, correção de densidades e podas), plantação de folhosas autóctones (Quercus suber, Quercus robur, Betula celtiberica e Fraxinus angustifolia, num total de 7.000 plantas), controlo da área de expansão de eucalipto, e gestão de combustíveis.