Empresas & Produtos Fertilização Tecnologia

Fertinagro apresenta as últimas novidades na ‘Capital da Laranja’

Com uma produção anual de 250 a 350 mil toneladas e concentrando 70% dos citrinos nacionais, o Algarve continua a ser a verdadeira Capital da Laranja em Portugal.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), há 33 anos que Portugal não produzia tantos citrinos, sendo que 2018 fechou com um total de 398 mil toneladas de fruta colhida. Em 2019 houve menor produção, devido essencialmente à excelente produção do ano anterior, 2018. No entanto, a qualidade da fruta aumentou substancialmente.

A Citricultura continua, portanto, a ser um sector muito forte que atrai muitos produtores, devido não só às boas produções, mas também à maior facilidade de escoamento da laranja algarvia, que já é uma marca reconhecida, não só no resto do país, como nos mercados para onde é cada vez mais exportada.

A FERTINAGRO BIOTECH tem como missão o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e novas estratégias que garantam a máxima produtividade e qualidade da produção de todas as culturas.

Nesse sentido, desenvolvemos o Modelo AGROVIP, um modelo de acompanhamento técnico que consiste em definir Planos de Fertilização Integrais (PFI’s) de acordo com o tipo de cultura e as condições edafoclimáticas da região. Planos personalizados elaborados pelo nosso Departamento de I+D+I e suportados pela análise de milhares de testemunhos recolhidos pelos mais de 200 técnicos da nossa equipa comercial, com o objetivo de maximizar a produtividade e a qualidade da produção, garantindo o bom estado nutricional da cultura ao longo de todo o seu ciclo.

No Algarve dispomos de uma equipa técnica especializada preparada para apoiar o agricultor e cultura ao longo do ciclo produtivo. Na 4a MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA apresentamos, em conjunto com a MESSINAGRO a nossa gama de fertilizantes líquidos, RENOVATION FUERZA Líquidos.

Uma linha de fertilizantes inovadora, focada no aproveitamento do nosso recurso mais importante: o solo.

A fertilidade do solo é um recurso escasso que tem vindo a ser silenciosamente reduzida graças a diversos factores como a realização de mobilizações muito profundas, crescente recurso à irrigação, abandono de práticas que restituem matéria orgânica ao solo e intensificação da monocultura, que colocam em risco a Vida do solo e a produtividade das culturas. É por isso importante a incorporação de elementos nos solos que promovam a reprodução, o desenvolvimento e a ativação dos microrganismos benéficos às culturas para assim conseguir um solo fértil, com elevada disponibilidade de nutrientes para garantir a rentabilidade das culturas.

RENOVATION FUERZA Líquidos, tem como característica principal a Tecnologia PROLIFE que disponibiliza substâncias precursoras para o desenvolvimento de microrganismos que melhoram a fertilidade do solo e que estimula os processos fisiológicos das plantas para garantir a máxima produção e rentabilidade económica sem contaminação do meio ambiente.

Para além dos Macronutrientes, essenciais à cultura, estes fertilizantes líquidos contêm Zinco e Manganês (elementos essenciais para uma fotossíntese eficiente e cuja deficiência é frequente em solos alcalinos) que vão garantir o ótimo desenvolvimento da fruta. As várias tecnologias incorporadas nesta gama vão ativar toda a flora microbiana do solo, nomeadamente a tecnologia AMINOVIT que vai fornecer aminoácidos livres à cultura melhorando a capacidade de resposta a todo o tipo de stresses (salino, hídrico, térmico e fisiológico).

Contém também a tecnologia DURAMON, a tecnologia que garante libertação gradual do azoto, conseguindo desta forma aumentar a eficiência do azoto (reduzindo as perdas), aumentar a presença de formas amoniacais e reduzir os problemas de contaminação.

A tecnologia PROTECT, impede a imobilização do fósforo nas estruturas do solo, graças à ação de leonarditas e enxofre orgânico incorporados nesta tecnologia que garantem uma maior percentagem de fósforo disponível para as plantas e por um maior período de tempo.

Em definitivo, a FERTINAGRO BIOTECH e os seus produtos, ajudam o agricultor, melhorando a sua rentabilidade e dando a possibilidade de produzir com menor impacto ambiental e preservando o nosso recurso mais importante: O SOLO.

Inserido numa reportagem sobre Citrinos publicada na Voz do Campo n.º 235 (março 2020).

Desenvolvimento deste e de outros artigos, na edição impressa da Revista Voz do Campo.