Empresas & Produtos

LIPOR promove visitas técnicas à Unidade de produção do NUTRIMAIS

LIPOR promove visitas técnicas à Unidade de produção do NUTRIMAIS. Oportunidade para ver na primeira pessoa todo o processo produtivo.

Durante o primeiro trimestre de 2020, em estreita ligação com alguns clientes e parceiros de negócio, a LIPOR promoveu um conjunto de visitas técnicas à Central de Valorização Orgânica para agricultores e técnicos de várias fileiras do setor agrícola como a castanha, a vinha, os frutos secos, a horticultura e o olival.

Os principais objetivos destas visitas são, por um lado, permitir aos utilizadores do NUTRIMAIS e futuros parceiros a possibilidade de visitarem e verem na primeira pessoa o funcionamento da Central de Valorização Orgânica onde este é produzido, e por outro, dar a conhecer melhor as características técnicas da gama de produtos NUTRIMAIS disponíveis.

Ao longo da visita é possível perceber as diferentes fases do processo de produção, a rigorosa monitorização e a importância da seleção das matérias primas utilizadas para a qualidade do produto final, que o tornam, inclusive, adequado para a Agricultura Biológica, dado o baixo teor em metais pesados.

Eng.a Filipa Teixeira

No âmbito da visita a Eng.a Filipa Teixeira, que acompanha pessoalmente todos os grupos, teve a oportunidade de abordar a importância da utilização de matérias orgânicas de qualidade nos solos tendo ao mesmo tempo sido esclarecidas algumas dúvidas e mitos sobre o NUTRIMAIS.

Estas visitas suscitaram muito interesse junto da comunidade agrícola que colocou diversas questões o que permitiu desfazer ideias pré-concebidas que os produtores têm em relação aos produtos e à sua aplicação. Só no primeiro trimestre de 2020 a LIPOR já recebeu 6 Visitas Técnicas num total de mais de 80 pessoas.

Esta é uma forma de a LIPOR reforçar a sua política de transparência e seriedade para com a comunidade agrícola, apostando em parcerias e numa relação próxima e aberta junto dos seus clientes e agricultores.

Sobre a LIPOR

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.