Agropecuária Empresas & Produtos Tecnologia

Empresa lança sistema de gestão e gerenciamento de rebanho

A empresa Ativvus Desenvolvimento de Sistemas, com sede em Campinas (96km de São Paulo), desenvolveu um sistema de baixo custo e alta eficiência para auxiliar os criadores de gado na gestão e no gerenciamento do rebanho.

Desenvolvida com a tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID), a solução funciona com a implantação de brincos de identificação nos animas e a instalação de antenas de recepção na propriedade.

Com isso é possível o controle automático e eficiente de todo o rebanho, independente do número. O sistema detalha em tempo real o histórico de cada animal e gerência todo o processo de reprodução, desde a escolha das receptoras até o nascimento dos bezerros.

Toda a informação é disponibilizada instantaneamente para o proprietário, veterinários e outros profissionais envolvidos no processo. A partir de dados e parâmetros previamente inseridos, o sistema indica ações e procedimentos a serem executados.

A tecnologia já está em funcionamento em uma exploração de reprodução e venda de gados rastreados, localizada no distrito de Honorópolis, no noroeste de Minas Gerais (684 km de Belo Horizonte), com cerca de mil animais.

Esse é o primeiro sistema da Ativvus específico para o agronegócio. Entre outros sistemas, empresa já desenvolveu soluções para a gestão de ativos, doação de órgãos e atendentes virtuais, por meio da inteligência artificial e machine learning.

Fonte: Ativvus