Agrociência Fertilização

A importância do húmus no solo da horta

A fertilidade do solo é fundamental para o crescimento harmonioso das plantas na nossa horta.

Um solo saudável tem maior capacidade de armazenamento de água e simultaneamente uma melhor drenagem. Desta forma assegura a utilização mais eficiente da rega e um melhor aproveitamento da precipitação natural. Solos com bom nível de MO necessitam menos incorporação de fertilizantes e contribuem para um aumento da eficiência dos mesmos.

A grande importância do teor de matéria orgânica do solo está diretamente relacionado com a sua capacidade de fornecer água útil, oxigénio e nutrientes às plantas de uma forma gradual -CTC-. A matéria orgânica melhora a estrutura ao formar o complexo argilo-húmico contribuindo para uma forma estável da flora microbiana. O teor de matéria orgânica de um solo depende de fatores climáticos, edáficos e antropomórficos. O nosso clima Mediterrânico caracterizado por um verão de temperaturas medias altas e pouca precipitação: um inverno com a concentração da chuva a par de baixas temperaturas reduz a produção de biomassa.

Desta forma, a taxa de mineralização é superior à produção. A ação humana com as práticas culturais nem sempre adequadas, nomeadamente a mobilização do solo aceleram a degradação da matéria orgânica e assim o teor em MO tende a baixar.

Como manter e aumentar o teor em matéria orgânica? Há duas formas indicadas, tendo em conta a utilização de produtos limpos, nobres, estabilizados e naturais com alto teor em MO estabilizada:

1. Com efeito rápido é a incorporação de corretivos orgânicos/fertilizantes com húmus estabilizado como o Siro-Agro 1, Siro-Agro 2, Siro-Agro 3, Siro- Húmus de Minhoca em forma pulverulenta e o SiroAgro 4 em pellets.

2. Com efeito a médio prazo são as intervenções culturais tais como siderações e mobilização reduzida do solo.

A grande importância do teor de matéria orgânica do solo está diretamente relacionado com a sua capacidade de fornecer água útil, oxigénio e nutrientes às plantas de uma forma gradua (…).

→ Arquivo Voz do Campo de fevereiro de 2020.