Agroindústria Inovação Tecnologia

CEBAL aposta na transferência de tecnologia e permite fixar mais recursos

Aposta do CEBAL na transferência de tecnologia permite fixar mais recursos humanos altamente qualificados na região e vê aprovada candidatura ao Alentejo 2020 para a contratação de 4 Doutorados na área da Transferência de Tecnologia

O CEBAL respondeu, recentemente, à chamada do Alentejo 2020 para apresentação de candidaturas destinadas à contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados em Instituições de Interface/Infraestruturas Tecnológicas (aviso no ALT 20-59-2019-24).

O Programa de Potenciação da Transferência de Tecnologia, tendo como prioritário o sector Agroindustrial, é uma estratégia que o CEBAL tem vindo a implementar com o objetivo de potenciar a Inovação Tecnológica. Neste enquadramento, a proposta apresentada incidia no Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, prevendo a contratação de 4 Doutorados pelo período de 3 anos, nas áreas da Valorização de Biomassa Lignocelulósica; Tratamento e Valorização de Águas Residuais Agroindustriais; Valorização de produtos Agroalimentares e Valorização de Subprodutos Agroindustriais. A candidatura apresentada no valor global 495. 573,56 € foi aprovada com nota final de 4,65 (em 5 valores), não tendo qualquer redução orçamental.

Esta estratégia visa também contribuir para a fixação de jovens, provenientes ou não da região, aumentando assim a possibilidade da regeneração do tecido humano. O CEBAL vê assim reforçadas novas dinâmicas de articulação e colaboração com tecido empresarial, potenciando a sua capacidade de desenvolver, valorizar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para o tecido produtivo, com direto impacto socioeconómico no território.