EMPRESAS & PRODUTOS Máquinas & Equipamentos Tecnologia

Valtra e Elisa apresentam trator com controlo remoto: um grande passo em direção à condução autónoma

A Valtra e Elisa uniram forças para inovar uma solução 5G que permite a operação remota de um trator com a rede 5G e uma câmara 360. A solução é a primeira do género no mundo.

Em março, a Valtra e Elisa lançaram um tractor com controlo remoto, utilizando a nova tecnologia da rede 5G. A colaboração foi apresentada no evento de abertura da Elisa 5G Showroom em Helsinquia, Finlândia. A solução protótipo permite de forma segura controlar e operar em tempo real um tractor a centenas de quilómetros de distância. “Os tratores controlados por rádio existem há anos, mas sempre significou ter a máquina à vista. A 5G revoluciona isto, já que agora um trator pode ser conduzido remotamente de qualquer lugar ”, diz Mikko Lehikoinen, Vice-Presidente, Vendas e Marketing Valtra.

“Elisa é precursora da tecnologia 5G, tanto na Finlândia quanto internacionalmente. O trator com controlo remoto desenvolvido em conjunto com a Valtra e apresentado na Elisa 5G Showroom gerou muito interesse. Os serviços e soluções 5G irão trazer eficiência e novas formas inovadoras de operação para empresas e pessoas. O trator com controlo remoto é um exemplo muito real disto, já que o operador não precisa sentar-se fisicamente na cabina. Queremos construir um futuro sustentável por meio da digitalização, e o desenvolvimento de serviços 5G faz parte dessa realidade ”, afirma Kimmo Pentikäinen, Vice-Presidente, Desenvolvimento de Negócios da Elisa.

O controlo remoto foi alcançado através de uma ligação 5G integrada e uma câmara de 360º montada no tecto. A rede 5G permite que os óculos de realidade virtual do operador remoto recebam uma visão do que o rodeia em 4K, em tempo real. O operador pode examinar o que rodeia o tractor virando simplesmente a cabeça. O controlo remoto envia o seu sinal de controlo através da rede de alta segurança 5G comercial da Elisa. “Quando conduz o seu trator e gira as suas rodas, tem de receber um feedback imediato para ficar com a sensação de conduzir. Com o 5G, a baixa latência faz com que isto seja possível ”, diz Lehikoinen.

O controlo remoto é um passo fundamental para a condução totalmente autónoma, o que se pode tornar uma realidade para muitos utilizadores na próxima década. O controlo remoto pode ser utilizado, por exemplo, para operar tractores sem condutor em locais desafiantes ou tarefas que seriam perigosas executar com tripulantes. Isto faz do trator uma solução e ferramenta ainda mais versátil. A Valtra já anteriormente tinha pilotado tractores com controlo remoto com a operadora aeroportuária Finavia.

”Vamos continuar o nosso trabalho de pesquisa e desenvolvimento de soluções de controlo remoto. A seguir, planeamos descobrir como ajustar a qualidade da imagem de acordo com cada tarefa, e como a operação remota pode ser aperfeiçoada com dados do sensor, úteis para o operador ”, diz Lehikoinen.

As tecnologias dos tratores Valtra já suportam controlo remoto, o que facilitará a implementação de recursos de controlo remoto. Por exemplo, a solução de telemetria Valtra Connect que usa o sinal 3G está a ser utilizada em mais de 3.000 tratores Valtra por todo o mundo.

1. Em março, a Valtra e a Elisa revelaram no seu evento em Helsinquia um tractor com controlo remoto.

2. A condução autónoma pode ser uma realidade já na década de 2030.

3. O rastreamento da localização da máquina tornou-se comum.